sábado, 16 de febrero de 2008

Portugal representada no Congresso Internacional

É moi importante poder contar cos nosos irmáns portugueses neste 1º Congresso Internacional. Pra moitos é desconhecido o movemento bandístico do Portugal e infravaloradas as bandas do noso pais veciño, unhas veces por desconhecemento e outras por non conhecer a diversidade que alí existe cun trabalho e tradiçao que se dará a conhecer no congresso coas importantes ponencias de:

Maestro Francisco Ferreira (Banda Sinfónica Portuguesa)




Nascido em Brest – França em 1969, começou por estudar Acordeão obtendo o “Premier Prix” do Concurso U.N.A.F. (União Nacional dos Acordeonistas de França),na categoria “Excellence” da Ville de Saint-Junien.. Aos oito anos, ingressou no Conservatório de Música de Limoges onde iniciou os seus estudos em Saxofone com o Prof. René Decouais.
A partir de 1986, prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde dois anos mais tarde concluiu o Curso de Saxofone com a classificação máxima, na classe do Prof. Costa Santos. Concluiu em 1992 o Curso Superior de Saxofone no Conservatório de Música de Limoges na classe do seu primeiro professor. Em 2001, conclui a licenciatura em Saxofone com a média final de 19 valores na Escola Superior de Música de Lisboa.
Em 1993, integrado no duo Saxofone e Piano com a ilustre e distinta pianista Manuela Araújo, participou no programa “concurso” «Ouvir e Falar» da responsabilidade do Maestro António Victorino d’Almeida, apresentado pela RTP, ficando classificado em 1º lugar e premiado com uma digressão e recital na Áustria.
Actuou inúmeras vezes na RTP e na RDP para além de se ter apresentado, quer como solista, quer integrado em diversos grupos de música de câmara, em vários concertos de norte a sul do país, Açores e Madeira, bem como no estrangeiro (França, Irlanda, Áustria, Espanha, Bélgica, Holanda e território de Macau), actuando nas mais importantes salas de espectáculo e festivais de música nacionais. Tocou a solo com a extinta Orquestra Sinfónica do Porto e com a Orquestra Clássica do Porto e com a Orquestra Clássica da Madeira sob a regência, respectivamente, dos Maestros Gunther Arglebe, Meir Minsky e Rui Massena. Colaborou, sob a direcção do Maestro Andris Nelsons com a Orquestra Nacional do Porto e do Maestro Álvaro Salazar, com a Oficina Musical nos Encontros de Música Contemporânea organizados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi bolseiro desta mesma Fundação, do Instituto Camões, premiado pela Fundação Eng.º. António de Almeida e vencedor do 1º Prémio “Concurso Manuel Ivo Cruz”. Em 1996, a convite do Maestro António Victorino d’Almeida, participou com a Orquestra Gaudeamus na gravação de um CD “A União Europeia canta os seus grandes Poetas”, realizando posteriormente diversos concertos quer em Portugal, quer no estrangeiro. Em 1997, no XI Congresso Mundial de Saxofone realizado em Valencia-Espanha, interpreta obras exclusivamente de compositores portugueses.
Frequentou já vários estágios e master classes de Saxofone tanto no país como no estrangeiro, tendo trabalhado, entre outros, com os professores Jean-Yves FourEnmeau, Daniel Deffayet (ex-prof. honorário do Conservatório Superior de Paris) e Claude Delangle (actual Prof. do Conservatório Superior de Paris) e Vincent David. Desde 1990, tem sido o principal responsável pela organização e orientação de master classes de Saxofone na zona norte do país com a presença de alguns dos melhores pedagogos nessa área. É monitor do INATEL desde 1998, trabalhando na formação de regentes de bandas filarmónicas, na área do saxofone e ainda como Maestro.
Trabalhou Direcção de Orquestra com Robert Houlhian, Marc Tadue, Marcel van Bree e foi Maestro-Assistente de Jan Cober com quem trabalhou na Orquestra d’ Harmonie da União Europeia, tendo dirigido esta mesma orquestra em Abril de 2000 aquando da sua tournée de concertos em Portugal. Em 2005, frequentou o Instituo Superior Europeu Bandístico, em Trento – Itália, nas classes de Jan Cober (Direcção), Félix Hauswirth (Repertório e História da Música) e Carlo Pirola (Composição, Harmonia e Instrumentação).
Exerceu de 1998 a 2001 o cargo de Director Pedagógico da Academia de Música de Paços de Brandão - Santa Maria da Feira.
É professor de Saxofone no Conservatório de Música do Porto (desde 1988) e na Escola Profissional de Música de Espinho. Exerce ainda funções de Director e Professor na Academia de Música de Costa Cabral – Porto, sendo ainda membro fundador do Quarteto de Saxofones do Porto e da Banda Sinfónica Portuguesa. Encontra-se presentemente a concluir o mestrado em Direcção de Orquestra sob a orientação do prestigiado Maestro Jan Cober no Royal Dutch Conservatory of Maastricht – Holanda.
Paralelamente à sua carreira artística, licenciou-se em Direito em 1994 pela Universidade Católica Portuguesa
Atravessamos hoje, em Portugal, um período no meio musical em que se destaca a formação de imensos jovens instrumentistas, sobretudo, na área dos sopros e percussão. Para o efeito, a criação dos cursos superiores de música, na vertente instrumentista, a nível já de licenciatura e mesmo mestrado, foi decisiva para o incremento artístico da Banda Sinfónica Portuguesa.



Mario Cardoso (Empresa musical Cardoso y Conceiçao)

Mario Cardoso es un empresario portugués involucrado con las bandas de su país. es por este motivo que la organización del congreso ha decidido invitarlo para dar a conocer profundamente en Galicia de toda su labor de estos años en apoyo de la música. Iniciativas de Cardoso se plasman hasta en Internet con el portal más visitado de Portugal de bandas (bandasfilarmonicas.com), el palacio de los músicos o incluso la creación de la primera banda online del mundo creada a partir de un foro de internet. En Ortigueira nos mostrará la evolución y el desarrollo de las bandas gracias a estas iniciativas.

Palácio dos Músicos - Uma iniciativa Cardoso & Conceição

En palabras de Mario "Como sempre, ao longo destes 12 anos, temos procurado manter não só a música, mas também os músicos e especialmente os filarmónicos, no centro da nossa actividade. As bandas, os maestros, os nossos compositores, não foram como não são esquecidos.
Esse contexto e sem perder o nosso norte comercial, pensamos sempre mais além, procuramos proporcionar e levar a cabo novas ideias, provocar novas atitudes. Contribuir enfim, para o desenvolvimento do meio em que nos inserimos, a música, a nossa paixão!
É assim, no meio desta vontade, ladeada pela coragem, ousadia e determinação, que com justiça nos reconhecerão, que disponibilizamos este novo espaço Cardoso & Conceição, dedicado a todos quantos partilham desta nossa paixão.
O nome não poderia ter mais significado, este será um palácio, mas um palácio diferente!
Os reis, serão os músicos; os tesouros, serão os projectos-
Os bobos da corte? Esses serão, os que ainda assim não forem capazes de reconhecer o valor da nossa música e dos nossos músicos!!! "


http://www.palaciodosmusicos.com/





Mário Cardoso, el portal de las bandas portuguesas y la banda online.


O dia 12 de Novembro de 2005 marca, para a posteridade, o nascimento daquele que será porventura o agrupamento instrumental mais sui generis de que há memória: A Banda Fórum.
São inúmeras as características que diferenciam esta Banda das suas congéneres, conferindo-lhe especial peculiaridade. Dessas, a mais evidente e mais identificativa, é o facto de todos os seus elementos se terem conhecido e organizado a partir da Internet.
O portal bandasfilarmonicas.com, criado em 2002, integra um conjunto de diversas rubricas e secções, de entre as quais o seu FÓRUM de discussão que se assume como uma das mais dinâmicas e participativas.
Foi no contexto da celebração do 3º aniversário do portal que surgiu a ideia de juntar “o melhor dos dois mundos” isto é, a comemoração do referido aniversário e a possibilidade de os intervenientes no FÓRUM (oriundos das mais diversas partes do país) se juntarem para tocar em conjunto.
A ideia colheu desde logo o interesse por parte dos frequentadores do FÓRUM e, com o apoio inexcedível da empresa “Cardoso & Conceição” que se juntou à iniciativa e patrocinou o evento, concretizou-se o sonho: Nasceu a Banda Fórum!
Esta Banda reúne, como de início se notou, algumas características muito particulares. Se o facto de ser uma banda criada na Internet é, claramente, a mais distintiva, outras existem que fazem deste agrupamento uma entidade única. De entre elas destacam-se as seguintes:
- É composta por músicos oriundos de todo o país, provenientes de dezenas de Bandas Filarmónicas- Está permanentemente aberta à participação de novos elementos, não havendo qualquer critério de selecção senão a obrigatoriedade de ser participante do FÓRUM.- Executa exclusivamente reportório de compositores portugueses, preferencialmente inscritos no FORUM.- Todas as despesas inerentes à participação na Banda FÓRUM (transportes, alimentação, etc.) são suportadas pelos próprios músicos- Os elementos que a compõem e nela participam fazem-no apenas como resultado da elevação de um verdadeiro espírito filarmónico!
Foi, como se disse, no dia 12 de Novembro de 2005 que a Banda se juntou e actuou pela primeira vez, sendo também nesse mesmo dia que a esmagadora maioria dos seus componentes se viu e conheceu pela primeira vez, tornando efectivo um conhecimento que até então apenas o ciberespaço possibilitara.
O sucesso da iniciativa e o prazer que os intervenientes retiraram da experiência não permitiria que este fosse apenas um acto isolado, e desde logo se fizeram projectos para o futuro.
Assim, sob a direcção artística do compositor e maestro Afonso Alves, que desde o primeiro momento aderiu à iniciativa, a Banda Fórum - assim designada dadas as circunstâncias e contexto do seu aparecimento - voltaria a actuar, no auditório da Empresa “C&C”, do dia 25 de Fevereiro de 2006, por ocasião da deslocação a Portugal do presidente da Federação de Bandas de Valência, Santiago Algado, e ainda em Montelavar – Sintra, no passado dia 18 de Março de 2006.
Zamora (Espanha) foi, em Agosto último, o passo seguinte da caminhada de uma Banda muito particular que ainda dará muito que falar.
O concerto no “Europarque”, palco de enorme prestígio apenas reservado à actuação de grupos instrumentais consagrados, foi o consolidar de um projecto que não apenas deve ser motivo de orgulho para aqueles que o integram mas de toda a comunidade filarmónica portuguesa.
Nota:Dado que a Banda Fórum não pretende ocupar o lugar das filarmónicas, solicitamos o favor de não nos contactarem a solicitar orçamentos para festas e romarias ou outro tipo de serviços onde tradicionalmente as bandas filarmónicas actuam.

http://www.bandasfilarmonicas.com/


http://www.bandaforum.net/




LUSITANUS EDIÇOES, REPRESENTADA CON UN STAND PROPIO.




La Editorial portuguesa Lusitanus Ediçoes, patrocina el congreso Internacional. En Ortigueira contará con un stand propio donde dará a conocer su amplio catálogo de obras para banda.

La gran calidad en la edición, un amplio número de prestigiosos compositores y arreglistas portugueses y un buen servicio son avales relevantes de esta importante editorial.
En Ortigueira, todos los directores podrán conocer su importante labor.


http://www.lusitanusensemble.net/